25/01/2022

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Como expor melhor seus produtos no PDV: 5 dicas recomendadas

Artigo

O objetivo sempre é vender mais e, para isso, são utilizadas diversas técnicas de marketing no PDV para fazer com que o cliente leve mais, desde de ações simples até promoções mais complexas. 

Aqui iremos focar em ações no PDV, onde uma grande parcela das vendas do setor varejista acontece.  Nós da Acipar Distribuidora vamos listar algumas dicas valiosas para você encantar seu consumidor com a forma que expõe produtos.    

 

Monte uma estratégia:

Entender quem é seu público-alvo é fundamental. Compreender quais são seus hábitos de compra, suas motivações enquanto consumidor, fará você ter uma melhor leitura do cenário e criar uma ação que tenderá a ter mais resultado.

Você pode explorar diversos aspectos para gerar a atração do produto por parte do seu cliente. Além do próprio preço, a forma como está exposto na gôndola, materiais gráficos impressos, design da campanha etc.

 

Chame atenção:

Como diz aquela velha frase: “quem não é visto, não é lembrado”.  Elaborar materiais gráficos como: banners, adesivos, totens, faixas de gôndolas etc. A intenção deve ser destacar determinado produto.

Obviamente, esse material de divulgação deve levar em consideração os parâmetros de comunicação visual da marca com o produto.

Uma ação que pode ser explorada também é a demonstração do produto através de um promoter, isso normalmente atrai muito a atenção do consumidor que estiver passando perto da gôndola.

 

Além de atrair a atenção do seu possível cliente, é necessário que você também saiba estratégias para convencê-lo e poder aumentar suas vendas. Clique e veja: Gatilhos Mentais: poderosos para alavancar suas vendas.

 

 

 

Limpeza e iluminação:

De nada adianta você planejar uma exposição incrível, produzir diversos materiais gráficos e conseguir chamar a atenção necessária para o produto da promoção se a limpeza da gôndola e do produto não estão em dia.

Produtos ou gôndolas empoeirados/sujos vão diminuir a percepção de valor do item por parte do seu consumidor. Deixar tudo limpo é básico.

Outro fator que contribui bastante para cliente prestar atenção no artigo é a iluminação do local ou a falta dela. Então, veja se é possível trabalhar mais esse aspecto para agregar valor ao produto.  

 

Faça um cross-merchandising:

Uma estratégia interessante que podemos fazer é adicionar artigos complementares ao produto principal no mesmo espaço. Se o produto principal for um pneu, um acessório adicional pode ser uma bateria.

O consumidor não estava pensando em levar um acessório, mas como estava associado ao item principal, ele tende a levar por impulso, sem pensar muito. 

 

Utiliza Displays:

A utilização de displays para apoiar um produto, além de realçar a imagem da própria peça, também pode servir como um lembrete para agregar valor a mercadoria.

Frases escritas em displays ou em totens sobre os benefícios que o produto pode proporcionar são muito eficazes para que o cliente já se imagine utilizando aquele item.

 

Lembre-se que, de acordo ao produto que você pretende promover, é interessante analisar qual das técnicas é mais válido utilizar. Às vezes uma ação já vai ser o suficiente para você alcançar o resultado que desejava. Entretanto, em outras campanhas será necessário utilizar um compilado delas.

 

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