15/03/2022

Comentários 0

Como motivar uma equipe de vendas7 dicas comprovadas que funcionam

Artigo

O quão difícil é para você gestor, motivar sua equipe de vendas a vender mais? Com certeza é um desafio e tanto, visto que cada colaborador tem suas motivações internas para a execução do trabalho, mas você pode estimular isso.

Segundo o Instituto Locomotiva e o Grupo LMT - Loyalty & Trade Management, 56% dos brasileiros estão infelizes com seus trabalhos. Indiretamente, esse número também nos diz que esses trabalhadores também não estão motivados, obviamente.

Agora, trazendo para o setor comercial sabemos que a pressão é grande por trabalhar com metas o tempo inteiro.

Depois de termos uma pequena noção de como é o cenário no mercado de trabalho, podemos buscar alternativas para estimular o grau de satisfação e motivação dentro da empresa.

Nós da Acipar, distribuidora autorizada Moove para Lubrificantes Mobil™, selecionamos dicas mais recomendadas em sites de negócios para você gestor conseguir motivar sua equipe de forma eficiente.

Vamos lá!

Dica 1: Alinhamento de expectativas

Antes de partir para a ação, a equipe precisa estar bem informada sobre qual será o objetivo daquela determinada ação.

Objetivos mal formulados e metas inalcançáveis não vão fazer a equipe aceitar o desafio, mas sim se desmotivar, pois não consideram como algo atingível.

Dica 2: treine a equipe

Parece meio óbvio, mas não é. Estimular o desenvolvimento de habilidades da sua equipe vai aumentar consideravelmente os resultados.

Sabemos que conhecimento aplicado gera resultados diferentes. Esperar que sua equipe tenha um aproveitamento superior, sendo que eles fazem as coisas da mesma forma é insanidade. Então invista em treinamentos.

Falando sobre treinar a sua equipe. Temos um post que ensina como vender mais com o uso de gatilhos mentais, clique e veja.

Dica 3: Seja exemplo

Liderar pelo exemplo causa um impacto muito mais positivo na equipe do que ser um chefe que apenas dá ordens. Isso acontece porque criamos uma empatia em relação ao superior por ele estar comprometido com o resultado.

No aspecto motivacional, não difere muito. Quando o líder vai trabalhar motivado, acreditando no projeto, ele consegue transmitir isso para seus colaboradores que, por consequência, seguem o exemplo.

Dica 4: Promover a meritocracia

Motivar uma equipe, seja ela de vendas ou não, envolve diversos aspectos. Promover a meritocracia entre os membros do time estimula a performance e gera mais resultados.

Quem não gosta de ser reconhecido por um trabalho bem feito? Receber um elogio, uma bonificação ou uma promoção vai motivar muito o liderado a continuar desempenhando um bom trabalho.

Dica 5: Conheça seus colaboradores

Cada colaborador tem seus talentos, dificuldades e suas motivações internas. Conhecer bem seu funcionário é importantíssimo para entender o que pode estimulá-lo com a performance no trabalho.

Esse tipo de gestão é mais eficiente, pois você lida com colaborador de forma mais humana entendendo que ele não é apenas um número.

Dica 6: Promova feedbacks

Na busca pelo desenvolvimento, o processo de feedback é necessário para que o aprendizado seja incorporado. O gestor quando aplica um feedback construtivo contribui muito para a formação do profissional, que por sua vez, de forma sutil, compreende a importância dele e do seu desempenho para a companhia.

Vale ressaltar que o feedback recebido pelo colaborador é de suma importância. Mas ele não pode ser na maioria das vezes unilateral. Como gestor, é importante também receber um feedback do colaborador.

Isso demonstra humildade, pois mesmo estando em uma posição superior à do liderado, ele não é o dono da verdade.

Dica 7: Crescimento profissional

Algo que contribui muito para nos mantermos motivado é enxergarmos perspectivas de crescimento profissional dentro de uma organização. As dificuldades e desafios do dia a dia se tornam insuperáveis se não há motivo para seguir em frente.

Esse elemento é mais um ponto onde se pode colocar foco para estimular o crescimento do colaborador na empresa, fazendo que ele se torne muito mais motivado.

As dicas em si não valem nada se não forem colocadas em prática. O conhecimento só vira aprendizado quando é incorporado.

Curtiu o conteúdo? Gostaria de receber mais dicas? Então acompanhe o nosso blog e siga a Acipar Distribuidora nas redes sociais.