20/10/2021

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Gatilhos Mentais: poderosos para alavancar suas vendas

Artigo

O que são Gatilhos Mentais?

Gatilhos mentais são ?atalhos? que a nossa mente utiliza para facilitar o processo de tomada de decisão. Diariamente, precisamos tomar milhares de pequenas decisões e isso requer muita energia.

Para poupar esforço e facilitar nossa vida, o seu e o meu cérebro usa esses ?atalhos? o dia todo de forma inconsciente.
E o que isso tem a ver com vender mais?

TUDO! Para comprar algo precisamos tomar uma decisão, certo? Podemos utilizar esses gatilhos para facilitar esse momento do cliente na compra de um determinado produto.

Nós da Acipar, distribuidora autorizada Moove para Lubrificantes Mobil™, ajudamos você com 3 gatilhos mentais poderosos que todos os profissionais de marketing utilizam na comunicação com o cliente, tornando-a mais persuasiva e consequentemente vendendo mais.

 

1 - Reciprocidade:

Temos a tendência de querer retribuir a quem nos faz algo ou nos gera valor. Isso é um fenômeno social. Este gatilho é muito forte e pode ser utilizado de diversas formas.

Exemplos:

- Você vai na farmácia ou mercado e ganha uma amostra grátis.

- Você vai contratar um serviço e ele tem um período de teste grátis.

Muito provavelmente, você vai considerar comprar o produto ou contratar o serviço da empresa que primeiro entregou algo extra a você.

 

2 - Escassez:

Para ativar o gatilho mental da escassez é simples. Nós, como seres humanos, damos muito valor aquilo que é raro, que está prestes a acabar.

Exemplos:

- Preços válidos só hoje!

- Um super brinde apenas para os 10 primeiros clientes.

 

Você pode usar isso no seu negócio e perceberá que faz muita diferença. Mas lembre-se, a escassez precisa ser verdadeira para funcionar. 

 

3 - Urgência:

Você provavelmente já comprou algum produto na internet em que a promoção ia acabar em 24 horas. Este gatilho ativa um senso de urgência no consumidor, o que faz ele tomar a decisão.

Exemplos:

- Camiseta preta de R$ 40,00 por R$15,99 (promoção acaba em 6 horas).

Você pensa: “a promoção é muita boa, não posso perder”. Pronto! Você já caiu no gatilho mental da escassez.

 

Antes de continuarmos, temos um recado pra você!

Somos referência no segmento automotivo e gostaríamos de ter você como parceiro. 

Clique e saiba como!

 

E pra você que já leu até aqui, e ficou interessado no assunto, vai mais um gatilho. Um bônus pra você!

 

4 - Prova Social:

Qualquer conteúdo, avaliando a marca, produto ou serviço com críticas e feedbacks é considerado prova social.

Como funciona:

Quem nunca foi comprar um produto na internet e pesquisou por reviews, leu comentários ou viu depoimentos sobre ele.

Você se convenceu através das opiniões de outras pessoas que o produto ou serviço era realmente bom. Isso é o poder da prova social.

 

 

Neste post apresentamos alguns dos mais importantes, mas existem outros gatilhos mentais que podem ser usados para vender mais.

Lembre-se de utilizá-los com consciência, o objetivo é sempre oferecer a melhor solução para o cliente e facilitar a tomada da decisão para adquirir um produto ou serviço que o seu consumidor realmente precisa.

 

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