03/02/2022

Comentários 1


Você sabe o que são as siglas na embalagem dos óleos lubrificantes?

Artigo

Quem nunca se perguntou o que seriam aquelas siglas nas embalagens dos óleos lubrificantes.  Aposto que isso já lhe ocorreu pelo menos uma vez na hora que precisou trocar o óleo do seu veículo.

Como isso é uma dúvida muito comum e relativamente fácil de ser respondida, nós da Acipar Distribuidora vamos explicar da forma mais simples para que você entenda de uma vez por todas. 

Antes de entendermos o que são as siglas nos recipientes, é importante você saber qual tipo de óleo lubrificante você está adquirindo, a diferença entre um lubrificante mineral, sintético ou semissintético. Nós explicamos em detalhes nesse post.

 

Classificação SAE de viscosidade

Para qualificar o lubrificante pela sua viscosidade, utilizamos a classificação SAE que significa (Society of Automotive Engineers).

A quilometragem, temperatura ambiente e o tipo de motor são aspectos que devemos levar conta na escolha do lubrificante. Nas embalagens de óleos lubrificantes é comum vermos siglas como estas: 20W-50, 15W-40, 5W-30 etc.

No primeiro exemplo, o número e a letra 5W, indicam a viscosidade em baixa temperatura, diretamente relacionada com a partida do motor. Quanto mais baixo este número for, maior será a fluidez do óleo lubrificante em baixas temperaturas, proporcionando maior proteção em partidas a frio.

Em contrapartida, o segundo número, 30, aponta para o grau de viscosidade em altas temperatura, acima de 100 graus C, com o veículo já em movimento. Para sabre qual o grau de viscosidade é ideal para seu veículo, consulte um mecânico ou o manual do proprietário.

 

 

 

API:

A American Petroleum Institute ou API que é a classificação americana para lubrificantes. Para carros flex, movidos a gasolina ou a etanol, utiliza-se a letra “S” nas embalagens dos lubrificantes.

Já a letra seguinte, indica o grau de desenvolvimento e performance do lubrificante que vai de “A” a “P”, sendo que, quanto mais distante estiver da letra “A” do alfabeto melhor classificado e mais desenvolvido será.

 

Ex: Um óleo lubrificante API SL é inferior a um API SP.

 

ACEA

A European Automobile Manufacturers Association, conhecida como ACEA é responsável por estabelecer os critérios mínimos de desempenho em lubrificantes na Europa.

A letra “A” designa que o óleo é para motores a gasolina de veículos de passeio, a letra “B” mostra que o lubrificante é indicado para motores à diesel leves (jipes e caminhões), ao mesmo tempo que a letra “C” significa que o óleo é feito para veículos à diesel pesado (ônibus e caminhões). 

Além das letras, um número indicando o grau de desempenho também vem representado. “1”, “2” e “3” para significar baixo, médio e alto nível de performance respectivamente (ex: ACEA A3).

 

 

Curtiu o conteúdo? Gostaria de receber mais dicas? Então acompanhe o nosso blog e siga a Acipar Distribuidora nas redes sociais. 


WhatsApp

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Para saber mais, leia nosso Aviso de Cookies